sexta-feira, 22 de outubro de 2010

#15. THE KILLER INSIDE ME


"The Killer Inside Me" (EUA, 2010, 109´)
Realização: Michael Winterbottom
Argumento: John Curran, baseado no romance homónimo de Jim Thompson.
Fotografia: Marcel Zyskind
Actores: Casey Affleck ("Lou Ford"), Kate Hudson ("Amy Stanton"), Jessica Alba ("Joyce Lakeland"), Ned Beatty ("Chester Conway"), Elias Koteas ("Joe Rothman"), Tom Bower ("Sheriff Bob Maples"), Simon Baker ("Howard Hendricks"), Bill Pullman ("Billy Boy Walker").

# O realizador britânico Michael Winterbottom, um dos mais aclamados do denonimado "cinema independente" - autor de obras como "Welcome to Sarajevo" (1997), "Wonderland" (1999) e "24 Hour Party People" (2002), entre outros - apresenta nos aqui um thriller psico-dramático, uma história de crime passada numa pequena cidade do Texas no final dos anos 40.

Lou Ford é um aparentemente pacato adjunto do xerife, em Central City, uma tranquila povoação onde toda a gente se conhece, pouco ou nada se passa, e cuja taxa de crime é praticamente nula.
Quando uma prostituta, Joyce Lakeland, se instala na cidade e começa a receber algumas figuras importantes, Lou é chamado a agir. Visita-a com o intuito de a expulsar mas o encontro acaba por se tornar estranhamente violento e ambos desenvolvem uma paixão muito peculiar, de natureza sado-masoquista. Passa a visitá-la todos os dias em segredo.
Ao mesmo tempo Lou tem uma relação já antiga com Amy Stanton, a rapariga bonita de Central City, com quem planeia casar.  É isso que esperam dele, e também que substitua em breve o veterano xerife Bob Maples.
Rapidamente percebemos que Lou é um psicótico e sádico, perturbado por uma infância violenta, e uma série de acontecimentos, levam a que, para esconder a sua culpa, inicie um périplo de assassinatos que parecem não ter fim. 


Winterbottom retoma o gênero do "film-noir" nesta história perturbante, que segue o protagonista e a sua mente até aos meandros do inimaginável. Apesar de não resultar em pleno, consegue muitas vezes o seu objectivo, e intriga sem dúvida quem assiste ao filme.

Casey Affleck está arrepiante no papel de "Lou Ford". A sua constante indiferença e falta de remorsos para com as suas acções, vivem ao longo de todo o filme. Affleck consegue criar no espectador a raiva necessária para que se fique com uma sensação de âmago constante.
A beleza específica de Jessica Alba ("Joyce Lakeland"), que resulta em pleno neste personagem, faz o resto, e apesar da sua curta aparição, é ela que povoa a mente de "Lou Ford" e por isso parece que está sempre presente.


Kate Hudson está quase irreconhecível no papel de "Amy Stanton" a possessiva namorada de "Lou". Por vezes agressiva, por vezes amorosa, penso que a actriz não conseguiu encontrar o tempero certo para a sua personagem, e por isso deixa um pouco a desejar.
Um pouco ao lado também me parece a presença de Simon Baker (da série "The Mentalist"), como o Promotor Público "Howard Hendricks". Inexplicavelmente parece sempre um estranho ser (para a realidade de "Central City") durante as suas fugazes aparições.
De resto é sempre bom ver Bill Pullman e claro, o veterano Ned Beatty, no papel do homem mais poderoso da cidade,  um "Chester Conway" sem escrúpulos.

No que diz respeito à parte estética, o filme cumpre. A fotografia, direcção de arte e guarda roupa estão a um nível elevado, e a fazer jus ao estilo que o realizador idealizou.
Muitos cinzentos, muitos negros, pouca côr (e quando aparece ganha outro relevo). 


É um filme que nos faz ficar com um estranho travo, demora a digerir, e dá que pensar.

Bom para a sessão da tarde.
link para o site do filme: http://www.killerinsideme.com/

Nota: 6.5 / 10


Sem comentários:

Enviar um comentário