terça-feira, 19 de outubro de 2010

#11. COMPLEXO - UNIVERSO PARALELO


"Complexo - Universo Paralelo" (documentário, Portugal / Brasil 2010)
Realização: Mário Patrocínio
Fotografia: Pedro Patrocínio

# Tive hoje oportunidade de assistir a uma ante-estreia deste documentário, feito por dois irmãos portugueses, e foi uma bela surpresa. Uma obra sincera, tocante e muito imparcial.

Toda a história se passa dentro do "Complexo do Alemão", a maior favela do Rio de Janeiro. No momento das filmagens, o bairro foi alvo de uma grande operação policial, e vive-se quase em estado de sítio. A polícia fala em vários traficantes mortos. Os moradores dizem que a polícia mata quem quer, e que muitos dos falecidos eram simples trabalhadores.

Definida a realidade da favela, parte-se para a história singular de alguns habitantes. A camera (sempre presente de forma muito natural, não interferindo, e bem, na minha opinião) segue a o dia-o-dia na comunidade e foca-se em três pessoas : Dona Célia (mãe de quatro filhos), uma mulher simples, devota, e com muita esperança no futuro, mas que actualmente sobrevive no limite da miséria. Está desempregada e vive da recolha de sucata e lixo; Seu Zé, um dos moradores mais antigos, e que é uma espécie de capataz do bairro, faz da ajuda à comunidade a sua vida, agindo onde o estado não chega;
e MC Playboy, um rapper que ali vive, já senhor de algum sucesso, mas sempre fiel às suas origens. Não foi pelo "vida fácil", ganha a vida a cantar os problemas dos seus vizinhos, e tenta, de alguma forma, dar algo de volta à comunidade.


Dentro destas três realidades, vão sendo inseridas imagens do bairro, degradado, abandonado, cheio de lixo, e também das pessoas, muitas vezes sorridentes e aparentemente felizes.

Algo que também sobressai são sem dúvida as "entrevistas" que esta dupla portuguesa consegue com vários bandidos/traficantes do bairro. De caras tapadas e arma na mão, falam das suas vivências, e do que os fez optar pela vida do crime. Revoltados com a sociedade exterior, consideram-se ajudantes da comunidade, e criticam a violência da polícia. Culpam-na de serem como são. A camera segue-os por dentro das vielas da favela, e apresenta-nos, de forma crua, a sua realidade.

Devo dizer que apreciei bastante a neutralidade com que abordaram este tema especialmente. É claro que não temos o outro lado, o da polícia. Mas a camera limita-se a captar, sem juízos de valor, e essa distância de julgamento marca todo o filme. O que nestas circunstâncias, parece-me ter sido a melhor opção. Afinal trata-se da história do Complexo e todas as suas vivências. A realidade como ela é, sem subterfúgios nem opiniões. É deixado para o espectador assimilar as informações e fazer a sua análise.


A fotografia está muito bem conseguida. Quadros muito bem definidos graficamente, e que enriquecem de sobremaneira o filme. E a luz específica do bairro está bem presente, o que significa que foi feito um trabalho muito cuidado nesse sentido.

No final fica uma óptima sensação, está sem dúvida aqui uma obra digna de registo, e que merece ser vista e apoiada, ainda para mais tratando-se do trabalho de dois portugueses.

Muito bom para começar o dia ou a tarde.

Deixo vos o link do site do filme: http://www.complexofilme.com/
imagens retiradas do site

Nota: 8 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário