sábado, 16 de outubro de 2010

#09. THE EXPENDABLES


"The Expendables" (EUA, 2010)
Realização : Sylvester Stallone
Argumento: Dave Callahan e Sylvester Stallone
Fotografia: Jeffrey L. Kimball
Actores: Sylvester Stallone ("Barney Ross"), Jason Statham ("Lee Christmas"), Jet Li ("Ying Yang"), Dolph Lundgren ("Gunner Jensen"), Eric Roberts ("James Munroe"), Randy Couture ("Toll Road"), Steve Austin ("Paine"), Giselle Itié ("Sandra"), Terry Crews ("Hale Caesar"), Mickey Rourke ("Tool"), Bruce Willis ("Mr. Church"), Arnold Schwarzenegger ("Trench").

# É fácil de perceber, olhando para os nomes do cartaz, de que tipo de filme se trata. Sylvester Stallone volta a pegar as rédeas da realização (e também do argumento) e apresenta-nos este filme de acção puro e duro. Não é uma estreia para Stallone, que já tinha realizado quatro da franchise "Rocky" (incluindo o mais recente e muito bem recebido "Rocky Balboa"), e também o último "Rambo", para além de "Saturday Night Live" com John Travolta. 

Desta vez cria um argumento totalmente original, a história de uma equipa de mercenários (ex-soldados veteranos) e suas perigosas missões à volta do mundo. Aproveitou esse facto parar juntar um elenco de habituais estrelas de filmes de acção, criando um produto que poderá tornar-se objecto de culto, sobretudo devido à presença de uma quantidade de ex-libris hollywoodianos dos últimos vinte anos, que obviamente nos trazem uma série de agradáveis reminiscências.


O argumento é simples e recheado de todos os ingredientes dos filmes de acção. Sequências infidindáveis de tiroteios e explosões pontuam quase todo a história. 

Barney Ross é o líder da equipa de mercenários. Depois de uma série de missões bem sucedidas pelos vários cantos do mundo, um novo cliente (Mr Church, uma aparição curta mas muito bem conseguida de Bruce Willis) apresenta-lhe uma missão suicida : assassinar o presidente de uma pequena ditadura sul americana. Depois de a negarem à partida, o apelo interior da justiça clama mais forte e acabam por aceitar o trabalho, iniciando um périplo de acção sem limites. 

A super-equipa de Ross (um Stallone igual a si próprio) conta ainda com Christmas, um exímio em facas (Jason Statham, para mim o melhor do filme), Ying Yang (um Jet Li muito mediano, excepto nas sequências de lutas), Gunner Jensen (um tresloucado - pelo menos ele bem tenta - Dolph Lundgren) e duas estrelas do Wrestling : Tool Road (Randy Couture) e Hail Ceasar (Terry Crews). Os dois falam pouco e lutam muito, como se quer, e para mais também não dava. O intermediário dos negócios é Tool, um tatuador muito espirituoso (Mickey Rourke no registo de.. Mickey Rourke).
Do outro lado temos o ex-agente CIA James Munroe (Eric Roberts, um vilão de estilo já totalmente banalizado) e o seu capanga Paine (Steve Austin, mais um vindo dos ringues de luta livre).


Destaque igualmente para a única presença feminina de relevo no filme, a actriz brasileira Giselle Itié, que no meio de tanta testosterona consegue dar um pequeno ar da sua graça (mas muito pequeno mesmo).

Nota para um cameo especial de Arnold Schwarzenneger, no papel de Trench, que faz uma saudosa e muito curta (trinta segundos) aparição, com direito a punch-line político e tudo.

Stallone adopta um estilo de realização muito "in-your-face" e bastante cru e duro (muito à semelhança do que fez no ano passado com "John Rambo"). As cenas de luta e combates estão como devem estar, rápidas e com muito espalhafato. A fotografia acompanha eficazmente toda esta adrenalina, com sequências muito bem trabalhadas, não fosse o realizador rodear-se do veterano Jeffrey L. Kimball (entre outros trabalhou em "Top Gun", "Beverly Hills Cop II", "True Romance", "Mission:Impossible II"e "The Specialist"). E há um cuidado específico na sonorização, que muitas vezes nos faz sentir dentro de um campo de batalha.



No final acho que nos podermos dar por satisfeitos. O filme dá-nos o que esperamos dele e mais não queremos nós. Acção do princípio ao fim, sem limites.

Bom para uma matiné ou para primeiro filme de uma sessão dupla nocturna.

Nota: 6 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário