segunda-feira, 4 de outubro de 2010

#05. PREDATORS

"Predators" (EUA, 2010)
Realização: Nimród Antal
Argumento: Alex Litvak e Michael Finch
Fotografia: Gyula Pados
Actores: Adrien Brody ("Royce"), Topher Grace ("Edwin"), Alice Braga ("Isabelle"), Walton Goggins ("Stans"), Oleg Taktarov ("Nikolai"), Laurence Fishburne ("Noland"), Danny Trejo ("Cuchillo")

# Confesso que tinha bastante curiosidade para ver este filme. Fiquei fã da saga desde o seu início ("Predator" de 1987 com Arnold Schwarzenegger) e obviamente a sequela ("Predator 2" de 1990 com Danny Glover). Depois destes dois seguiram-se uma série de filmes baseados na figura máxima da história, e que dá o nome aos primeiros dois filmes ("Aliens vs Predator" de 2004 é um deles). Todos sem grande sumo, limitavam-se a utilizar a franchise para enriquecer mais um pouco os produtores e os criadores do personagem.
Finalmente chega-nos um regresso ao passado, com um argumento muito similar ao primeiro filme, e com um actor a condizer à cabeça. Adrien Brody tem tentado ultimamente mostrar a sua faceta mais violenta e agressiva, abrindo as portas para os filmes de acção. E se com "The Experiment" não me convenceu (muito por culpa do guião), em "Predators" consegue preencher-nos com a sua prestação.
E atenção, a história não tem nada que saber. Mas Brody passa por cima disso e é sem dúvida a figura central do filme.



"Predators" começa literalmente em queda livre. Royce está a cair de um avião adormecido. Acorda a meio do voo e abre o pára-quedas. Caí numa ilha aparentemente deserta. Apercebe-se que mais pessoas vão caindo. Ao juntarem-se descobrem que são todos soldados de elite de forças (e países) diferentes. De forças especiais americanas a yakuzas, passando por um gangster mexicano e um guerrilheiro das RUF da Serra Leoa. Foram escolhidos. Tentam encontrar um caminho de saída, mas cedo descobrem que estão num planeta distante e que se tornaram a caça de um ser alienígena. E dá-se o início das hostilidades com  acção e suspense até ao final.

Sem ser pretensioso, e assumindo-se tal qual como é, "Predators" cumpre o seu papel. O de entreter. Não procura mais do que isso, e isso é a chave para um bom resultado. Dentro do gênero consegue convencer e é uma hora e meia bem passada.

O realizador húngaro Nimród Antal (que já nos tinha trazido "Control" e "Vacancy") opta por um estilo mais perto do clássico com incursões mais arrojadas nos momentos chave. E faz bem. A reminiscência do primeiro filme de 1987 está toda lá (até no décor) e Antal joga bem com a sua camera.



Boa opção foi também a de escolher bons actores secundários para preencher os poucos papeís do filme.
Brody ferozmente hábil no papel de "Royce", e muito bem coadjuvado por Alice Braga ("Isabelle") que nos brinda com um misto de inocente / guerreira, e também por Topher Grace ("Edwin") num aparentemente pacato médico.  O actor protege bem a sua personagem até ao twist final inesperado.
Laurence Fishburne faz o tresloucado "Noland". E apesar do pouco tempo na tela, cumpre com qualidade. É pena que Danny Trejo desapareça logo do filme. Apesar das suas qualidades de actor não serem as melhores, a "faccia" e o look são do melhor para o estilo de personagem.

No final fica uma boa sensação. Não foi tempo perdido. Aconselho, sobretudo para uma tarde bem passada.

Nota : 6 / 10 

Sem comentários:

Enviar um comentário