quarta-feira, 20 de outubro de 2010

#13. MICMACS À TIRE-LARIGOT


"Micmacs à tire-larigot" (França, 2009, 105´)
Realização: Jean-Pierre Jeunet
Argumento: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Fotografia: Tetsuo Nagata
Actores: Dany Boon ("Bazil"), André Dussollier ("Nicolas de Fenouillet"), Nicolas Marié ("François Marconi"), Jean-Pierre Marielle ("Placard"), Yolande Moreau ("Tambouille"), Julie Ferrier ("La Môme Caoutchouc"), Omar Sy ("Remington"), Dominique Pinon ("Fracasse"), Michel Cremadès ("Petit Pierre"), Marie-Julie Baup ("Calculette").

# É sempre bom regressar ao universo Jeunet. O realizador francês, autor de obras tão marcantes como "Delicatessen" ou "Le Fabuleux Destin d´Amélie", traz nos uma história tocante, cheia de amor e lições de vida, especialmente importante na conjectura actual.

A vida de Bazil tem sido perseguida pelo acaso (a sorte, ou falta dela). Ainda uma criança, o seu pai morreu quando desactivava minas no Sahara Ocidental. A sua mãe não recuperou da perda e foi internada num hospício. Bazil foi levado para um convento.
Trinta anos depois, trabalha num clube de vídeo. Num estranho acidente, uma bala aloja-se na sua cabeça. Os médicos decidem, atirando uma moeda ao ar, que a melhor hipótese para ele é deixar lá a bala. Poderia morrer a qualquer instante, mas pelo menos não fica um vegetal.
Ao regressar à sua vida, é despejado da casa que arrendava, e despedido do trabalho que tinha. Não lhe resta outra solução que não a de dormir na rua, e ganhar alguns trocos com inusitadas performances artísticas. Sabendo da sua condição precoce, vive um dia de cada vez.


É então que a sua sorte muda. O seu destino faz com que se cruze com Placard, que o acolhe numa estranha família de sem abrigos, que vive num ferro-velho, todos com uma inocente e alegre dose de loucura, e cujo principal lema é : reciclar.

Decidido a vingar a deficiência a que foi submetido e a morte do seu pai, planeia uma hábil vingança contra as duas empresas que fabricaram as armas. Ajudado pelos seus novos amigos, que possuidores de notáveis capacidades quase parecem uma equipa de elite, desenvolve um plano que faz com que os dois fabricantes de armas - rivais entre eles - se destruam um ao outro.

Jeunet transporta-nos para dentro deste mundo de forma perfeita. Constantes planos-sequência, e muitas escapadelas animadas para o interior dos pensamentos do protagonista (as já habituais referências em ritmo acelerado, muito habituais nos filmes de Jeunet), enriquecem de sobremaneira esta obra. Todo o desenho de realização parece dotado de um "timing" certo.


Dany Boon, no papel de "Bazil", tem uma interpretação impressionante, fazendo-nos acreditar na ingenuidade do seu personagem durante toda a história, e carregando nos seus ombros, de uma forma muito audaz, todo o peso da capacidade humana quando confrontada com situações limite.
Aliás todo o elenco está a um nível muito elevado, contribuindo com a cereja para o já de si rico bolo de personagens de Jeunet.
Destaque para Julie Ferrier, como a sábia contorcionista "La Môme Caoutchouc", por quem "Bazil" se apaixona, Dominique Pinon faz do louco homem-bala "Fracasse",  Omar Sy, brilhante no papel do delirante "Remington", Marie-Julie Baup, numa fabulosa interpretação da obsessiva (mas no bom sentido) "Calculette", e claro Yolande Moureau, que faz de "Tambouille", a materna líder desta muito característica família de sem-abrigos. Enfim, todo os personagens parecem ter vida própria o que ilustra bem da força dramática que Jeunet aplica no seu filme. Um casting e uma direcção de actores que faz toda a diferença.

A fotografia muito específica deste mundo quase utópico faz toda a diferença, e tanto a direcção de arte, como o guarda-roupa são de um pormenor notável. Tudo está em sintonia como se de uma orquestra se tratasse. Excelente trabalho estético.


É sem dúvida uma obra que marca, também pela sua simplicidade, e por todas as pequenas lições que nos ensina, sobretudo do amor e da amizade, mas também da sorte e do destino.

A não perder. Óptimo para sessão nocturna.
link para o site do filme http://www.micmacs-lefilm.com/

Nota: 8.5 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário