quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Meu Vício

Sou um viciado em cinema. Há muitos anos que utilizo esta filosofia de ver um filme por dia. Para combater a apatia em algumas ocasiões, e para tantos outros efeitos e resultados em outras.

Ver um filme é deixar-se levar para um outro mundo durante a sua duração. É apreciar todas as artes envolvidas, desde o argumento e às interpretações, passando pela abordagem estética e sonora.

Para mim existem regras básicas quando se procede ao visionamento de um filme:
1. É essencial ver um filme do início ao fim (com genérico e tudo) e sem intervalos. Obviamente que há momentos em que não há outra hipótese, mas deve-se tentar fazê-lo sempre que possível.
2. Ver o filme na sua língua original. Em Portugal essa questão só se coloca nos filmes de animação. E muitas vezes as dobragens portuguesas são melhores que as originais. Mas é uma questão de príncipio, ver o filme tal como ele foi pensado pelos seus criadores.
3. Ver o filme com qualidade de imagem e som. Se possível no cinema. Se não for possível garantam a qualidade da cópia, original ou não. Não é possível ter uma experiência cinematográfica se não nos conseguirmos absorver pelo filme. Os defeitos de imagem e som prejudicam de sobremaneira essa absorção.

Neste blog, tal como o título indica, vou tentar colocar uma crítica diária ao filme que visionei nesse dia.

Até breve

3 comentários: